sábado, 1 de junho de 2013

Da vida ...


Quando eu nasci, o meu irmão mais velho já tinha 15 anos. Vim "fora do tempo", dizem eles na brincadeira (o outro meu irmão tinha 9). Sempre me dei melhor com o mais velho, pois era ele que era "obrigado" a tomar conta da irmãzinha enquanto o mais pequeno ia brincar e jogar à bola. Ele é que ficava responsável por mim enquanto a minha mãe ia trabalhar. Quando cresci e entrei no infantário, era ele que me acordava, me vestia e me levava até à sala. Foi ele que me ensinou a fazer o rabo-de-cavalo e as tranças. Tratava de mim quando ficava doente e estava sempre pronto a defender-me das partidas do irmão do meio.

Ao longo do meu crescimento, era a ele que recorria sempre para contar o que se ia passando, para pedir opiniões e conselhos. Sempre me apoiei nele e sempre o vi como um exemplo (embora sejamos bastante diferentes em termos de personalidade).

Quando eu tinha 15 anos, o meu irmão ficou seriamente doente. Passou um mês internado no Hospital, que mais pareceu um ano inteiro. Deixou-nos a todos com o coração nas mãos. Esteve nos cuidados intensivos, nos cuidados intermédios... Um aperto daqueles! Foi a altura em que mais pensei em como seria não ter o meu irmão ali ao meu lado. Não o poder ver todos os dias.

Eu acho que quem tem irmãos, por muito que se zanguem e que se fartem uns dos outros, não estão preparados para os "perder", para ficar longe deles. Eu falo por mim, nunca pensei que teria de viver a milhares de quilómetros dos meus irmãos. Ok, seria normal eles casarem, saírem de casa, terem filhos, a sua própria família e vida, mas nada nos prepara para ter os nossos irmãos do outro lado do mundo.

Infelizmente, agora sei o que isso é. O meu irmão saiu de Portugal. Vai viver na Austrália pelos próximos 3 meses, pelo menos. Depois talvez pelos próximos anos. Talvez forme lá família. Talvez só cá volte a visitar-nos de 2 em 2 anos ou mais. Portugal realmente não está para os jovens, Portugal não está para ninguém. E desejo toda a sorte do mundo ao meu mano, mas ainda assim, custa não tê-lo cá. 

 Esta é a sua nova residência. A cidade de Melbourne. E este é mais do que um post sobre o meu irmão ter emigrado. É uma espécie de "homenagem" ao excelente irmão que sempre foi :) .

Sem comentários:

Enviar um comentário