sábado, 25 de agosto de 2012

Machismo combinado com falta de educação ...

Hoje tinha tudo para ser um bom dia, estar com as amigas que já não via há muito, falar, rir, enfim, fizemos tudo isso e, de facto a tarde foi muito bem passada, à exceção de uma parte.
Pois é, é aqui que entra o título deste meu post. Fico nervosa só de pensar que existem por aí seres tão asquerosos e mal formados como aquele com quem tivemos o prazer (NOT) de nos cruzarmos hoje.
Um homem (ia escrever senhor, mas de senhor aquilo nada tem), na casa dos seus 50 / 60 anos abordou-nos, de forma extremamente arrogante, no Braga Shopping enquanto conversávamos, ameaçando para nos calarmos. Primeiro ficámos incrédulas, achámos que não estávamos a fazer barulho, e até perguntei a uma senhora (talvez com 80 anos) que estava ao nosso lado, se estaríamos a incomodar, ao que esta respondeu que não, que ele estava a tentar pegar connosco. Ignoramos. 
Continuamos a nossa conversa, e o homem gritou para nós "Ide-vos f*der", e aqui foi onde tudo mudou. Aquele ser já não tinha só implicado connosco, estava agora a ofender-nos, a irritar-nos. Como não será de espantar, defende-mo-nos, dissemos-lhe que ele era o único incomodado com a nossa presença, e dado que estávamos ali há mais tempo, convidá-mo-lo a sair.
Parece que o ser tem alguma dificuldade em aceitar respostas de mulheres, começou a chamar-nos de nomes que não quero colocar aqui, para não descer o nível, mandou-nos ir passear para esses lados todos que se ouvem em discussões brejeiras e vulgares. De facto, era um homem repugnante, que a cada frase que dizia só uma palavra não era insulto, só uma palavra não era ameaça.
Posto isto, a senhora de 80 anos achou por bem pedir a um outro senhor que chamasse a segurança, e, por sorte, o próprio chefe de segurança estava presente e pôde ver a situação com os próprios olhos e averiguar que, de facto, nós não estávamos a incomodar ninguém, não estávamos a falar alto, não estávamos a rir alto, enfim ... Nada fizemos para provocar aquela reação ao homem.
Assim que os seguranças se ausentaram, nem um segundo tardou para que o energúmeno recomeçasse a desbobinar toda uma panóplia de insultos, de palavrões, enfim, o mais reles que podem imaginar, fazendo com que a senhora mais idosa se tivesse de ausentar afirmando nunca ter ouvido tanto palavrão na sua vida.
Digamos que nós não somos propriamente pessoas de ficar, ouvir e calar, muito menos quando nos tratam de forma tão baixa, quando nos comparam a coisas que nós não admitimos a ninguém que nos digam, mas, durante toda esta discussão NUNCA faltamos ao respeito àquela coisa, àquela amostra de gente, NUNCA o insultámos (não que não merecesse, mas porque somos educadas o suficiente para saber agir nestas situações, embora nunca antes nos tenha acontecido). 
O segurança voltou, mas não saiu novamente, ficou por lá. O homem lá acabou por acalmar, dada a presença do segurança, e passado um tempo foi embora.

Tudo isto, para lamentar que critiquem tanto os jovens e falem tantas vezes que os jovens são mal educados e não têm formação moral quando andam criaturas como esta a circular por aí e a insultar e incomodar quem nada lhe fez.

4 comentários:

  1. Eu ficava sem reacção...talvez por ter sido bem educada pelos meus pais fico sempre a espera que as pessoas também sejam educadas comigo...quando me deparo com situações destas fico sem saber o que dizer/ fazer! Mas que o homem foi estúpido e merecia ter ouvido umas coisinhas ..merecia! haja paciência!

    ResponderEliminar
  2. Nestes casos o melhor mesmo é ignorar e chamar quem de direito, ou seja, os seguranças
    Se a provocação continuar esse tipo de gente é "convidada" a deixar o local
    Não deixa de ser uma atitude condenável e sem explicação possível

    ResponderEliminar
  3. Nós primeiro também ficámos sem saber o que fazer/dizer e ignorámos. Mas quando o homem passou para os insultos já não podíamos ficar caladas e paradas, então chamamos a segurança.
    Mas ele tinha sérias dificuldades em perceber que nós, como raparigas, podíamos estar ali... Achava que como mulheres não tínhamos direito. Enfim

    ResponderEliminar
  4. Há sempre gente mal educada, quer jovem, quer adulta. Este tipo de situação deixa-me extremamente desconfortável. Provavelmente acabaria por me ir embora como a senhora idosa. É triste.

    ResponderEliminar